JOGOS

JOGO TWISTER
 É de grande dimensões que se espalha sobre o solo. È  como um jogo de tabuleiro. Ele tem quatro linhas de grandes círculos coloridos sobre a mesma com uma cor diferente em cada linha: vermelho, amarelo, azul e verde.  O spinner é dividido em quatro seções rotuladas: pé direito, mão esquerda, pé direito e mão esquerda. Cada uma dessas quatro partes é dividida em quatro cores (vermelho, amarelo, azul e verde). Depois de girar, a combinação é chamada (por exemplo: amarelo da mão direita) e os jogadores devem mover a mão ou o pé correspondente a um ponto da cor correta. Em um jogo de dois jogadores, duas pessoas não podem ter uma mão ou de pé sobre o mesmo círculo. As regras são diferentes para mais pessoas. Devido os círculos coloridos, os jogadores vão muitas vezes ser obrigados a colocar-se em posições precárias, eventualmente fazendo alguém a cair. Uma pessoa é eliminada quando cai ou quando toca o cotovelo ou do joelho no chão. Não há limite de quantos podem jogar ao mesmo tempo, mas mais do que quatro é um ajuste apertado

Cabra Cega
Material necessário
* Venda para os olhos
Modo de Jogar:
Esse jogo constitui um ótimo recursos para atividades em dias de chuva,pois pode ser realizado dentro de sala de aula ,ou em espaço mais restritos.
Um pegador tem seus olhos vendados por um lenço ou similar ,depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes,tenta pegar os demais utilizando os sentidos do tato e da audição.
Aos demais, cabe apenas tentar fugir e confundir o pegador ,sendo proibido ,no entanto ,tocá-lo.



Coelhinho sai da Toca
Material necessário.
·                    Bambolês
·                    Giz para desenhar no chão

Mode de Jogar

Dentro de um espaço determinado previamente as crianças se distribuem em “tocas” configuradas por bambolês,ou círculos desenhados com giz no chão.
Normalmente se faz uma “toca” a menos que o número de participantes,ficando um deles sem “toca”.O educador diz o mote da brincadeira: “coelhinho ,sai da toca ,um,dois,tres!”.As crianças devem abandonar sua posição original e procurar outra toca ,correndo o risco de ficar sem nenhuma.
Esse jogo favorece os deslocamentos  e a percepção do espaço.Podendo variar as formas de deslocamento,saltanto num dos pés,engatinhando,ou quicando uma bola.É possível ainda quando o desmpenho corporal já for mais eficiente,propor que as “tocas” sejam ocupadas por duplas ou trios.








Pega -pega corrente

Material necessário
Espaço Livre para correr

Modo de jogar

Deve-se delimitar o espaço no qual a brincadeira vai correr, antes de o jogo começar.A organização  da brincadeira caminha com uma atuação individual para uma atuação coletiva.
Escolhe-se um pegador ,e os demais  se espalham pelo espaço do jogo.Quando alguém for pego,dá a mão e passa a atuar em dupla com ele.Em seguida em trio,quarteto, e assim sucessivamente , formando uma “corrente”,até que reste apenas um fugitivo,que será declarado o vencedor.