sábado, 16 de outubro de 2010
ATIVIDADE DE CORPO E MOVIMENTO
Oficina de Corpo e Movimento
Assim como as crianças, os adultos também expressam seus sentimentos e expectativas através de seus movimentos expressões e corporais e atividades físicas, ou pelo menos deveriam. Um alongamento assim como um exercício de postura correta faz uma espécie de massagem que, alternada ou, até mesmo, misturada ao ritmo e ao humor causa leveza, conhecimento do próprio corpo (acredite, para jovens e adultos também funciona e é igualmente relevante).
Portanto, seja para os pequenos, seja para o EJA, seja para os universitários, seja para os funcionários de uma empresa, etc., podem-se trabalhar primeiramente os alongamentos básicos, coloque ritmo, faça com eles coreografias a partir de simples gestos e movimentos, trabalhe, assim, a memória e a criatividade. Estabeleça parcerias para a realização de movimentos mais complexos para algumas pessoas, mostrando que somos mais capazes do que pensamos, ao mesmo tempo em que percebemos a importância do outro para o nosso avanço e, logicamente, trabalhando para que nosso corpo seja saudável e ativo, importante aspecto em uma era em que esquecemos ou, as vezes, por falta de tempo de cuidar da nossa saúde.
Essas informações foram baseadas em uma oficina de corpo e movimento realizada com estudantes universitárias que estão concluindo seu curso e, mesmo cansadas de um longo e cansativo dia de trabalho encontraram incentivo e motivação: relevando aqui o papel e a postura positiva do professor ou orientador. Os resultados foram plenamente positivos, até aquelas que eram tímidas se esqueceram de tal limitação e aproveitaram a “auto-massagem”! A sensação de alívio, alegria e gratidão à professora foi expressa explosivamente pelas alunas. O nosso corpo precisa de cuidados e essa é uma das n possibilidades fáceis de conhecê-lo e tratá-lo bem!!
PIQUE ESQUELETO
Conhecimento sobre o corpo: Jogo Pique-Esqueleto!!!
Há, sim, maneiras “de unir o útil ao agradável”! Por que não, nas aulas de educação física, unir conhecimentos necessários e participantes do nosso conteúdo programático à diversão, à brincadeira, resgatando jogos e brincadeiras que nossas crianças, nos dias de hoje, muitas vezes nem chegaram a conhecer. E ainda, nessa trama, a adaptação destes às novas regras e alterações de conteúdos pode contar com a participação dos alunos, trabalhando a participação, a cooperação e conteúdos diversos. E vai dizer que não vai ser gostoso voltar, pelas lembranças, a uma infância que essas brincadeiras eram, apesar de simples e fáceis, de diversão garantida!
O Jogo Pique-Esqueleto é uma adaptação do Jogo Pique-Bandeira, com conteúdos sobre o Conhecimento do Corpo. O plano de aula seguinte é adaptado para 3ºs e 4º s anos, veja a seguir:
Objetivos:
- Conhecer o jogo que faz parte da cultura corporal.
- Reconhecer a existência de jogos e brincadeiras fáceis de práticas redescobrindo a sua historicidade e o prazer em praticá-los.
- Refletir sobre tais jogas e brincadeiras tradicionais em concorrência com a gama dos existentes atualmente , principalmente, os eletrônicos.
- Desenvolver independência, espírito de cooperação e respeito às regras e normas.
- Utilizar estratégias e pensamentos táticos.
Anos: 3º e 4º anos
Material necessário: dois esqueletos de montar (confeccionados), canetinhas
(para identificação dos grupos), fita crepe.
Tempo estimado: 1 aula
Desenvolvimento: Recordar brevemente o que foi aprendido no decorrer das aulas e, principalmente na ultima aula no que se refere ás principais partes do corpo humano (sugestão de pré-jogo).
Iniciar jogo: explicar claramente o desenvolvimento, as regras e os objetivos (ou formular com os próprios alunos tais regras e objetivos!).
Um esqueleto pronto deve ser anexado na parede ou no espaço disponível para dar suporte aos alunos.
Os alunos deverão se organizar em dois grupos e se identificar de acordo com a cor de seu grupo marcado com as canetinhas.
O primeiro time fará uma pergunta ao adversário referente ao conteúdo apresentado. Se o time adversário acertar terá o direito de passar pelo outro time sem que seja pego e anexar uma parte do corpo que escolher na superfície, se o time errar a questão terá de passar pelo outro grupo tentando não ser pego para pegar a parte do corpo.
Se for pego sai do jogo. Ganha o jogo o time que montar o corpo humano primeiro ou eliminar todos os componentes do time adversário.
Avaliação contínua:
O aluno será avaliado no seu espírito de cooperação, respeito ás regras e assimilação de conteúdo.
Assinar:
Postagens (Atom)